Psicologia das Cores

Oi, pessoal! Tudo bem?

Passando para compartilhar mais um artigo na Fotografe Melhor, dessa vez escrevendo sobre a importância de cores na composição da imagem, discutindo significados e um pouco de sua psicologia. Esse é um assunto fascinante, que mereceria muito capítulos de discussão:

“A presença de cores em uma imagem permite uma ampla gama de oportunidades de reconhecimento e interpretação de objetos e padrões. A percepção de cores é uma experiência sensorial valiosa, sendo uma conquista evolutiva dos seres humanos e de animais de outras espécies. Detectar e distinguir alimentos, caçar e evitar predadores são alguns exemplos clássicos dos benefícios da visão policromática.

As cores estão por toda a parte, do mundo natural ao nosso cotidiano urbano. É possível reconhecer tão facilmente uma maçã vermelha dentre folhas verdes quanto um táxi amarelo na selva de pedra acinzentada das grandes cidades. Tons alaranjados no céu emocionam ao entardecer e a faixa contínua amarela sobre o asfalto preto informa ao condutor que é proibido ultrapassar. Imaginando, agora, esses exemplos, porém sem a presença das cores, então praticamente quase todo o significado de reconhecimento visual desaparece.

Percebe-se, assim, a força, a importância e o papel central das cores na vida das pessoas. Particularmente, os fotógrafos, ao conhecerem os significados das cores, podem compor imagens mais potentes e cativantes.”

O texto completo pode ser encontrado na Edição 294 da revista, que pode ser adquirida na banca virtual.

Boa leitura!

—Príamo.

This entry was posted in Inspiração, Técnica and tagged , , , , .